quem somos ponto servicos ponto galeria ponto depoimentos ponto materias ponto contato

 

Qual e o melhor mês para casar?

Casamento vantagens e desvantagens de cada mês

 

Antes de marcar a data, veja o que há de melhor e as ciladas a evitar em cada época do ano

 

Janeiro

Vantagens: O primeiro mês do ano é um dos menos procurados para festas de casamento. Por isso, buffets e igrejas ficam com mais datas disponíveis. “É o melhor mês para colocar em prática a arte da pechincha”, recomenda a organizadora de eventos Aninha Maya, de São Paulo.

Desvantagens: O calor excessivo pode trazer desconforto para os convidados. “Em cidades menores, nesse período há alguns serviços que estão fechados, dificultando um pouco a vida do casal”, lembra a consultora Rose Quadros, de Belo Horizonte. Outro problema de se casar nesse mês está na lua de mel: a altíssima temporada leva os preços lá para o alto.

 

Fevereiro

Vantagens: É o mês da angélica, flor com aroma que atrai muitas fãs. As flores tropicais também estão em sua melhor fase. Quanto às chuvas, tire proveito e presenteie os convidados: distribua guarda-chuvas como lembrança na entrada da cerimônia.

Desvantagens: É um mês de chuvas fortes e freqüentes. Se for casar ao ar livre, é preciso tomar todas as providências para não ser pega de surpresa pelas tempestades. O calor nessa época ainda está bem forte também. Não deixe o ar condicionado em segundo plano. “Cuidado para não marcar a festa para o Carnaval, pois muitas pessoas viajam e você corre o risco de ter um casamento com poucos convidados”, lembra Rose.

 

Março

Vantagens: Sonha com uma decoração repleta de orquídeas? “Esse é o melhor mês para tê-las lindas e com preços mais baixos”, conta Aninha. Em março o calor já começa a dar uma trégua e o desconforto por conta das roupas de gala diminui.

Desvantagens: Nesse mês ainda chove muito. Além das precauções em relação a coberturas, é preciso pensar no alto índice de falta de energia. Considere a locação de um gerador para não correr o risco de ficar às escuras no seu grande dia.

 

Abril

Vantagens: Este é o melhor mês para se casar no Brasil. As chuvas acabam e o mês não é tão concorrido como maio, setembro e dezembro. “Se você pretende se casar ao ar livre, essa deve ser sua primeira opção”, garante Rose. A temperatura amena é outra vantagem – o calor foi embora e o frio ainda não deu as caras.

Desvantagens: O valor das flores começa a subir. Uma boa saída é pedir para o decorador encomendá-las em fevereiro.


Maio

Vantagens: Embora seja conhecido como o “mês das noivas”, maio já não é mais a época com mais casamentos. Segundo o IBGE, o mês fica só em sexto lugar no ranking. Por isso você não deve ter grandes dificuldades para reservar a data em buffets e igrejas. E as temperaturas amenas ainda permanecem.

Desvantagens: “É um tiro no pé casar até 15 dias antes ou 15 dias depois do Dia das Mães. As flores ficam cerca de 200% mais caras”, diz o banqueteiro e organizador de festas Renato Aguiar, de Ribeirão Preto (SP).

 

Junho

Vantagens: Fãs de tulipa fazem a festa nesse mês e a gipsófila (chuva de prata) também está linda, dando um ar romântico e delicado às decorações. O friozinho é comemorado pelos homens, que se sentem mais à vontade com os ternos e fraques.

Desvantagens: O frio está chegando ao País, por isso não se esqueça de providenciar aquecedores em locais abertos. “Espalhe mantinhas em cestas de vime pela festa. Fica um charme!”, sugere Aninha.

 

Julho

Vantagens: Além das tulipas das mais variadas cores, você pode abusar também de hortênsias e copos de leite. As comidas e bebidas podem ser um pouco mais fortes e saborosas, com menos risco de causar indigestão nos convidados. Inclua no coquetel de boas vindas um caldinho quente e welcome drinks.

Desvantagens: O frio está no auge, mas não deixe que ele estrague sua festa. Aproveite para distribuir uma lembrancinha que as mulheres vão adorar: pashminas. “Elas são lindas, protegem as mulheres e os convidados se sentem prestigiados com o presente”, diz Rose.

Agosto

Vantagens: Por conta de superstições, poucas noivas escolhem agosto. Eis outra oportunidade de pechinchar. Alguns serviços ficam realmente mais baratos nesse mês. “O copo de leite está mais lindo do que nunca e a íris permanecerá por pouquíssimo tempo, por isso aproveite”, sugere Aninha.

Desvantagens: Levar as superstições a sério.

 

Setembro

Vantagens: A temperatura nesse mês é uma das mais agradáveis e o começo da primavera deixa as flores belíssimas.

Desvantagens: Os especialistas garantem que setembro é o novo maio. E realmente o mês tomou o posto de queridinho das noivas. “Ficou inflacionado se casar em setembro”, conta Renato. As datas se esgotam em um piscar de olhos. “Portanto, prepare-se com bastante antecedência para conseguir os fornecedores que deseja”, aconselha Rose.


Outubro

Vantagens: É o auge da primavera e perfeito para quem prefere climas mais quentes sem os riscos das chuvas frequentes. “É o mês das frésias das mais diversas cores e dos lírios a preços mais acessíveis”, explica Aninha.

Desvantagens: Os buffets de alto padrão são concorridíssimos em outubro, porque quem não consegue data em setembro acaba marcando para o mês seguinte. Fique de olho na semana do Dia das Crianças para marcar a lua de mel, pois alguns destinos mais familiares ficam lotados e, por conta da alta procura, os preços sobem.

 

Novembro

Vantagens: Para quem sonha com um casamento com ares provençais, esse é o mês das lavandas. O clima de final de ano e a primeira parcela do décimo terceiro são incentivos para marcar a data nessa época.

Desvantagens: A preocupação com as chuvas volta a tirar o sono das noivas que querem uma festa ao ar livre. Não economize com a cobertura. O calor geralmente também está de volta, deixando os convidados menos confortáveis.

 

Dezembro

Vantagens: Segundo o IBGE, dezembro é o mês no qual acontecem mais casamentos. O décimo terceiro já está na conta e a maioria das pessoas tem mais facilidade para tirar alguns dias de folga e sair em lua de mel. Em relação às flores, as rosas ficam especialmente belas nessa época, apesar de serem produzidas durante o ano inteiro.

Desvantagens: As chuvas fortes não dão trégua, por isso prefira um salão fechado. “Os preços de mão de obra e de produtos em dezembro tendem a subir por conta das festas”, diz Aninha. Dê uma maior atenção à maquiagem que será usada, pois a maioria derrete com o calor. E reserve a data junto aos convidados com bastante antecedência, pois as agendas em geral ficam mais lotadas com confraternizações e feriados.

 

Fonte: Livia Valim e Cáren Nakashima, especial para o iG São Paulo

 

 

Voltar